

O Universo da Perinatalidade e Parentalidade, além de não ser ligado somente à mulher, diz respeito também aos homens e engloba todos os momentos relacionados à chegada de um bebê. Estes dois eventos são ligados um ao outro, seguido da perinatalidade vem a parentalidade e tem como objetivo principal prevenir transtornos psicoemocionais e se já instalados intervir de maneira adequada junto a esta família.
O Psicólogo perinatal dá assistência ao casal que planeja engravidar ou adotar um bebê trabalhando a ansiedade e/ou conflitos decorrentes deste processo. Acompanha o ciclo gravídico puerperal da mulher, dá suporte e acolhimento aos pais do bebê para que eles possam lidar de forma adequada com suas emoções e prepara a família como um todo, pois a chegada de um bebê traz muitas mudanças e novidades.
O psicólogo parental é aquele que trabalha com a família, após a chegada de um bebê. Apesar de ser um evento muito desejado e esperado, também tem um efeito desorganizador no ambiente familiar. Expectativas são criadas, e a realidade traz demandas que até então eram impensáveis.
O psicólogo prepara a família para as adversidades dos primeiros meses de vida do bebê, ajuda no processo de adaptação após o momento da perinatalidade. Atua como um guardião das emoções desta família, enquanto a mesma constrói a sua parentalidade e auxilia cada integrante da família a lidar com seu novo papel e a se preparar internamente para as mudanças que ocorrerão.

