top of page

Transformações na gravidez

Atualizado: 2 de ago. de 2021

O conflito interno entre ser mãe e ser mulher.


market of clay pots

A mulher passa por uma grande transformação psíquica no ciclo gravídico-puerperal. Uma parte deste momento diz respeito à conflitos entre a sexualidade e a maternidade.


Ela tem muito trabalho a fazer psiquicamente: De filha passar a ser mãe, lidar com a transformação da auto-imagem corporal e a administrar sexualidade e maternidade.


O conflito entre ser mãe e ser mulher acontece. Muitas se culpam por optarem por uma noite de prazer com parceiro do que ficar com os filhos. Outras sentem tanto as mudanças do corpo que preferem não ter relação sexual com marido. Algumas se afastam de seus parceiros a medida em que se decepcionam com eles no exercício da função parental.


O ser mãe passa a ser imperativo e a mulher é deixada de lado.


Como conciliar maternidade e sexualidade?


O bebê demanda desta mulher ser mãe, e o casamento e a própria mulher demanda desta mulher ser mulher. Forma-se assim um triângulo: mulher, marido e bebê.


O desafio desde casal é encontrar uma nova forma de ser casal, agora com um novo integrante na casa. Pensar em formas de exercer a parentalidade e preservar a sexualidade é possível, mas deve ser feita com muito diálogo, paciência e sensibilidade.


E você? Como vivenciou este momento? Quer me contar? Deixa nos comentários!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


imagem_2022-03-15_131957.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Acredito que o amor e a intimidade nascem a partir do cuidado. Gerar, nascer, cuidar e se relacionar são temas que compõe meu trabalho.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram
  • YouTube
  • TikTok
logo_site.png

Políticas de Privacidade

Mariana Jacintho C Pucci Psicologia e Psicanálise

CNPJ: 54.000.101/0001-91

© 2024 Mariana Jacintho - Todos os direitos reservados.

bottom of page